Futebol – movimento de massas
Uma das coisas interessantes de se viver numa cidade multicultural como Genève é que quando existem acontecimentos que movimentam pessoas em massa (e não me estou a referir a nenhuma catástrofe natural, tipo terramoto que movimenta pessoas e terrenos) – como é o caso do futebol – parece haver sempre festa! Não importa que equipa ganhe, há sempre barulho. A verdade é que é fácil saber que equipa ganhou, pois se houver mais barulho é uma das equipas mediterrânicas: Portugal, Itália e, antes, Espanha. O pessoal anda trajado a rigor, para apoiar a equipa do coração e acho que há mais barulho em Genève quando Portugal ganha do que
A mim não altera grande coisa. Bem, depende do barulho feito e se as festividades de algumas equipas não interferem com o meu bem-estar. Quanto às vitórias de Portugal passa-se praticamente o mesmo. Bem, na verdade fico contente e triste. Contente por as pessoas ostentarem com orgulho bandeiras e vestimentas portuguesas (deve haver mais de 100 bandeiras nas janelas dos prédios das ruas que ligam o aeroporto a Eaux-Vives, zona onde habito); triste por só o fazerem quando um grupo de pessoas – que ganham mais dinheiro num mês do que a maior parte dos seus apoiantes vai ganhar na vida toda – conquistar algo com o nome de Portugal; triste por haver muito mais pessoas, incluindo outros atletas/desportistas, a obter mais e maiores vitórias e serem completamente ignorados ou desconhecidos. Mas, pronto, já que é para ganhar alguém, então que seja a Nossa Selecção: Portugal!
Nota: Foto tirada a 1 de Julho (após Portugal ter vencido a Inglaterra), em Rive, local onde os ‘tugas se concentram para festejar as vitórias da selecção portuguesa de futebol.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home