Dia da Criança
Aqui deixo o meu apontamento sobre este dia especial. Para isso começo por utilizar a frase (já deveras conhecida) que a minha mãe me enviou num lindo postal*:
“Grande é a Poesia, a Bondade e as Danças… mas o melhor do Mundo são as crianças!” – Fernando Pessoa
O efeito das drogas tem destas coisas… o pessoal exagera… Eu diria que uma das coisas melhores do Mundo são algumas crianças – pois existem outras crianças que faz favor! Pronto, à parte a brincadeira, acho que é um dia de extrema importância por exaltar coisas boas. Até o Telejornal é mais positivo e ouvem-se frases bonitas ditas por crianças sorridentes. Uma das frases mais bonitas foi dita por um menino africano (angolano?), acompanhada por um sorriso também ele lindo (embora creia que ele e as outras crianças africanas retratadas não tivessem assim tantos motivos para sorrir, mesmo assim faziam-no!): “Uma criança é uma flor.” Acho que é uma bela metáfora, que engloba características mútuas tanto de crianças como de flores, como: a vida, a beleza, a espontaneidade, a necessidade de cuidado, carinho, atenção e, acima de tudo, como conseguem fazer sorrir e fazer sentir melhor as pessoas.
Em Genève não me parece que façam nada de especial para celebrar esta data. O Sérgio disse que nas Escolas não fazem nada para assinalar o dia; e o meu colega Nicolas, que é pai de um menino com quase um ano (faz para a semana), nem fazia ideia que hoje era o Dia Mundial da Criança. É curioso, no local onde está sediada a Unicef, a única manifestação que vi foi o terem posto bandeiras da instituição ao longo da ponte de Mont-Blanc (a ponte onde costumam estar bandeiras a assinalar dias especiais, ou apenas bandeiras de Genève ou da Suiça). E nem eram todas da Unicef, intercalavam com bandeiras da cidade de Genève – pois… calma lá com as manifestações, sobretudo se forem a favor de denunciar as injustiças perpetradas contra crianças ou estiverem a favor da protecção e defesa de Direitos Humanos!
A propósito de Direitos Humanos, defesa destes e, mais especialmente, das crianças o L.P. recebeu um mail muito interessante… Trata-se de um vídeo de uma campanha que acho estar bastante bem conseguido. A ideia é partilhá-lo e espero que funcione, supostamente é só clicar em
Caso não dê para se ver o vídeo (Parental Violence) neste blog, sempre podem tentar vê-lo em:
http://media.putfile.com/Parental-violence ou
http://www.dailymotion.com/tag/violence/video/211619
P.S.1: Parabéns e muitas felicidades para todas as CRIANÇAS – com estes votos incluo as pequenas crianças que continuam a existir dentro de cada um de nós, e que devíamos deixar mais vezes assumir o controlo.
P.S.2: Ah! E Parabéns para uma “criança” que nasceu (há 30 anos) neste dia especial: a Marta!
* Aproveito também para agradecer o livro – a literatura faz sempre bem à alma…
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home