Friday, May 19, 2006

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Acho que o e-mail que a minha mãe me enviou deve ser partilhado. Está lindo!

Penso que se cada um de nós for fazendo a sua parte, no que concerne à sensibilização e divulgação dos mais diversos assuntos, pouco a pouco (mesmo que seja muuiiiiiiiiiito lentammmmmmmmmmmente) vão-se mudando mentalidades. É que “mudam-se os tempos”, mas há vontades que ainda devem demorar mais uns séculos a mudar… Mas “grão a grão” (pessoa a pessoa/pensamento a pensamento/acção a acção) lá se chegará!

Depois de feitas algumas “correcções” para transformar o português do Brasil num português de Portugal, aqui fica o mail*:

«A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.

Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

"- Qual é o problema, senhora"?, perguntou a comissária.

" - Não está a ver? - respondeu a senhora - "Colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa dar-me outra cadeira".

"Por favor, acalme-se" - disse a hospedeira** - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém,vou ver se ainda temos algum disponível".

A comissária afasta-se e volta alguns minutos depois.

"- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar, nem mesmo na classe económica. Temos apenas um lugar na primeira classe".

E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:

"- Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica sentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".

E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: "Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservámos para o senhor um lugar na primeira classe..."

E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé. »

O mail terminava com a citação que escolhi pôr como título deste post.

Não sei se a situação descrita aconteceu mesmo ou não – pois nem tudo o que circula na net é fidedigno (dahh!). Por um lado, foi bom receber o mail e lembrar que há pessoas que se recusam a ficar caladas/paradas perante injustiças. Por outro lado, era bom não se receber mails destes se isso significasse que situações como o racismo e discriminação já tinham sido erradicadas da nossa existência; mas como, infelizmente, alguns seres humanos não dão para mais e estas situações continuam a ocorrer, o que espero é que haja pessoas capazes de lhes fazer frente e dar respostas à altura! (Tão boas, ou melhores, como a que se verificou neste caso!). Só é preciso que os “bons” consigam elevar a sua voz – o que não é muito difícil se forem cada vez mais numerosos...


* Eu não desgosto do português do Brasil, mas é sempre bom exercitar o meu Português de Portugal! É que às vezes é complicado com o francês e inglês à mistura (e enquanto só são estes até se vai gerindo...)

** Embora ache que “aeromoça” tem muito mais piada :P

1 Comments:

At Fri May 19, 04:56:00 PM GMT+2 , Blogger Joana said...

Essa situação foi uma vez retratada numa campanha contra o racismo (creio) pela Simone de Oliveira, of all people. Era exactamente num avião, e tinha o mesmo desfecho.
Eu confesso que me lembro bem porque achei que a Simone tinha sido muito corajosa em dar a cara por uma "personagem" tão detestável, mas acho que essa foi a contribuição dela para a causa.
Bom fim-de-semana!
*

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home