Saturday, September 30, 2006

Castanhas “par terre” (26/Set/2006)

Pois estavam as châtaignes/marrons* pelo chão, em pleno Plainpalais. Por aquela zona nunca se sabe bem o que se encontrar: ora é circo, ora é tendinhas com ecrã “gigante” (anunciavam eles) para assistir ao Mundial, ora é mercado, ora é Feira das Pulgas (equivalente à nossa Feira da Ladra); ora é castanhas pelo chão!

Segundo o “sô” doutor engenheiro transmontano (LP), entendido nestas coisas da agricultura, aquelas castanhas não são boas para comer, não são exactamente equivalentes às outras que são “quentes e boas”... A mim parecem-me iguais.

Foi engraçado, estavam várias pelo chão, com o respectivo involucro aberto por perto... E assim se vai transformando o caminho habitual para a Faculdade, basta estar com atenção para que o quotidiano e cada dia se vão reinventando.



* Pelos vistos pode dizer-se das duas formas. Ainda não sei se haverá diferença.

1 Comments:

At Tue Oct 03, 10:57:00 AM GMT+2 , Blogger Unknown said...

Para além das diferenças obvias em termos de forma que se poderiam observar na primeira foto, aqui vão os detalhes:
- Estas castanhas são AMARGAS, as nossa adocicadas
- As nossas castanhas terminam em forma de bico, estas são simplesmente em forma de uma especie de esfera;
- Os ouriços das nossas castanham picam (e bastante para quem já andou a apanhar castanhas durante um dia inteiro), os destas são moles e nem sequer são muito pontiagudos;
- A parte castanha clara das nossas castanhas é muito mais pequena. Nestas castanhas da foto, a parte mais clara abrange quase metade da superficie.

Por agora só me lembro disso, mas tenho s certeza de que há muitas mais diferenças, senão qual seria a lógia de os miúdos apanharem estas castanhas para depois as mandarem para o lixo?

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home