Saturday, December 02, 2006

A língua da Arménia

A minha colega Anna é simpática. Ontem ou anteontem disse para passar pelo gabinete dela que ela tinha lá muitos chocolates. Hoje repetiu o convite e a perguntar algumas opiniões sobre a investigação dela. Trouxe-me ainda hoje dois marcadores de livros: um com o alfabeto arménio desenhado e outro com uma gravura que inclui diversas personagens, além de uma folha com o alfabeto arménio e suas características (ex.: forma científica, sons, números).

Fiquei a saber que a Arménia tem duas línguas. Uma oriental e outra ocidental. A língua Ocidental é a da diáspora, após o genocídio e é falada pelos que estão fora da Arménia. A língua Oriental é falada pelos arménios que se encontram na Arménia. Estes compreendem mais facilmente os outros. Entre as duas línguas existem diferenças na escrita, nos sons e na pronunciação. Outra curiosidade é que cada letra corresponde a um número (assim como o “X”, em numeração romana corresponde a 20 ou o “C” a 100 ou o “M” a 1000).

Outra curiosidade foi a forma como ela se definiu a ela própria quando referiu que era demasiado meticulosa e perfeccionista: “Je suis PPM: Petit details, Penible et Maniac.”. É uma auto-definição cómica!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home