Tuna da Faculdade de Medicina do Porto
Sim, ‘tugueses! Uma Tuna portuguesa em Genève. Foi por altura de Abril que ouvimos um som familiar e inconfundível. Estávamos na “rua das lojas” (conjunto de três ruas, em linha recta, ladeadas de lojas), a prepararmo-nos para ir ao cinema. Mas tal como as crianças da história foram “hipnotizadas” pelo Flautista de Hamelin, também nós fomos seguindo a música até chegarmos à Tuna da Faculdade de Medicina do Porto (tuna masculina). Estavam a tocar na rua, como forma de compensar a sua digressão por alguns países do centro da Europa e também para angariar dinheiro para a Tuna. Foi muito giro, sobretudo porque fomos cumprimentados como já não estávamos habituados: com dois beijinhos, para mim, um aperto de mão e abraço para o LP. È que por cá, o pessoal estende logo a mão para cumprimentar, mesmo entre raparigas. O contacto físico mais próximo fica reservado para quando as pessoas já se conhecem melhor. Quando comentei com a minha mãe, ela explicou-me que assim, com um aperto de mão, foi como ela aprendeu que devia ser, que é como se deve fazer em termos de etiqueta. No fundo tem alguma lógica. Para mim foi uma surpresa, pois não estava mesmo nada à espera, visto que os últimos conhecimentos tinham tido o aperto de mão como introdutor e não os familiares beijinhos na face. Claro que também dá para perceber porque por aqui se inicia com o aperto de mão, é que não são apenas dois beijinhos, mas sim três (vá-se lá saber porquê!)!. Ao menos não são quatro, como acontece em algumas regiões de França. Foi uma surpresa boa, ter compatriotas a espalhar música pela cidade chuvosa e cinzenta.
A música das Tunas também esteve presente em Portugal, em Portimão, aquando das férias. A Tuna feminina de Medicina do Porto (coincidências…) estava de férias e também a aproveitar para angariar fundos para a Tuna.
1 Comments:
Olá!!!
Dois beijos e um aperto de mão!
Adorei este post. Gostei de saber que a tuna também faz sentir bem outras pessoas. Estudo na Faculdade de Medicina do Porto. Sou fã incondicional da Tuna e caloira da tuna feminina:)
Para quem está longe de casa um cheirinho da nossa cultura deve ser fenomenal e arrebatador. Spero k voltes a ver-nos :)
Bjs!
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home