Tuesday, April 11, 2006

Anel no dedo e casamentos

Foi curioso reparar que na minha equipa somos, actualmente 6-7 pessoas. Bem, passo a explicar: quando entrei para a equipa, o Ralph estava de saída pois terminou o doutoramento, mas como continua ligado à Faculdade, por vezes ainda está ligado à equipa. Depois, em Fevereiro, foi feita uma nova “aquisição”: uma colega alemã que começou agora em Abril, mas que está noutro edifício.
Pronto, neste momento: é o meu prof. Guido (alemão), a Kerstin (alemã), o Michael (alemão), o Nicolas (meu colega de gabinete, suiço-francês), a Sylvia (alemã) e eu (portuguesa); o Ralph (alemão) é mais ou menos: mais para as jantaradas e reuniões recreativas de equipa, menos para a partilha de gabinete no mesmo piso (5º) e almoços, pois ele mudou-se para o 3º piso. Assim, sem contar com o Ralph, somos seis e finalmente em igualdade: três raparigas, três rapazes.
O que é curioso é que todos eles são casados e usam anel no dedo! Sinceramente, não me lembro de em Portugal ter prestado atenção a este assunto, mas tenho a ideia que os homens usam menos o anel de casamento... (Talvez seja uma ideia errada, baseada numa fraca amostra, não representativa da realidade portuguesa, e numa forte amostra, não representativa da realidade suiça-francesa e alemã). As meninas são comprometidas, mas só a Sylvia tem anel fininho (e não grande e largo, como o dos “rapazes” da equipa) no dedo.
Futuras evidências empíricas procuram-se...

2 Comments:

At Tue Apr 11, 06:25:00 PM GMT+2 , Blogger Joana said...

Acho que é uma tendência do norte da europa. Na Suécia vi imensos homens de aliança no dedo e estranhei tanto casamento num país que até tem uma palavra para "o meu namorado que vive comigo" (sambo) e no qual se sai de casa aos 18 anos. Mais tarde explicaram-me: quando há compromisso, os homens usam alianças (como de casamento) e, se casarem, passam a usar duas, tradicionalmente. As mulheres usam aliança de casamento apenas depois de casadas e só uma.
É a verdadeira sociedade matriarcal, ou não? ;)

 
At Sat May 06, 01:57:00 AM GMT+2 , Blogger Biedonka said...

Concordo plenamente!
Aqui na Suiça também me parece que a sociedade é mais matriarcal. A propósito desta ideia já tenho um post idealizado, a ser colocado por altura do Dia da Mãe.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home