Sunday, September 17, 2006

Empregos (07/Agosto/2006)

Hoje cruzei-me com a Sylvia (a nova colega da equipa) à hora de almoço. Ficámos um bom bocado a falar, porque já não nos víamos há uns tempos (ela trabalha noutro edifício).

O noivo dela, que chegou há cerca de um mês (no ínicio de Julho) já encontrou uma posição na EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), em Lausanne, a cerca de 40 minutos de Genève! Pois é, enviou duas candidaturas e já foi escolhido para uma posição de cand-doc (candidato a doutoramento, ou seja, estudante de doutoramento) PAGO! O que é fantástico é que andavam à procura de uma pessoa para essa posição há já 6 meses. A área é a da Informática, onde aqui me parece ainda haver mais facilidade em arranjar emprego – e refiro emprego, não trabalho, pois aqui é-se muito bem pago. Só para termo de comparação: o Yanick (também de Informática) vai fazer um estágio numa empresa – na verdade não é bem um estágio; o sistema na Faculdade é por créditos e ele preferiu substituir três disciplinas por um estágio numa empresa, durante 3 meses. Ora o estágio dele vai ser remunerado, com a módica quantia de cerca de 4000chf por mês!!! Pois é isso mesmo: 2545.45€*/mês (cerca de 500 contos na moeda antiga)!!! O que é mais cómico é que ainda lhe perguntaram se ele tinha problema em receber essa quantia. Eu recebo quase metade, com curso já tirado, e não tenho problema nenhum, quanto mais alguém que vai receber (e muito bem) para ter créditos para os estudos (para o Mestrado, ou seja o 4º e 5º ano de estudos superiores universitários, pois ele já tem o Bacharelato). Claro que depende das empresas, nem todas são assim tão generosas; a Gäelle também vai para uma empresa, como forma de ganhar créditos, também tem as mesmas habilitações e vai “só” receber 1600chf (1020€)! Pois, uma “miséria”, que mesmo assim é mais de metade do meu ordenado... E pronto, é assim que vejo que devo ter errado de curso... É que o mais irritante é que eu também já trabalho praticamente todo o dia com o computador, até já tive que programar para o doutoramento (em Psicologia, não Informática), ao menos podia receber como tal! Mas na realidade, não me estou a queixar (a sério!) – gosto do que faço, do ambiente universitário, dos colegas, da liberdade que disponho. A ideia era deixar só mais uma vez explícito que ainda há locais em que valorizam a mão de obra qualificada e que ainda vão existindo empregos.



* Valor de acordo com o www.xe.com

P.S.: A propósito deste post que já estava escrito desde Agosto e só agora é publicado: hoje (15 Setembro) vi vários anúncios para posições aqui na Faculdade (Université de Genève), desde para assistentes, doutorandos, pós-doutorados, tanto em Psicologia (áreas das emoções e vida social, infância e problemas de desenvolvimento intelectual, análise de dados, ...) como em Direito.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home